• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Atuamos no mercado de prestação de serviços contábeis atendendo empresas comerciais e prestação de serviços, industrias, condomínio e entidades sem fins lucrativos.Fornecemos um trabalho diferenciado, através da contabilidade gerencial, do planejamento tributário, de uma assessoria segura, traduzindo os dados apurados numa linguagem acessível e transparente para o cliente.

    Entenda como fazemos...

Notícia

O empreendedor negociador

O empreendedor tem que ter a negociação nas veias, pois negociar é algo extremamente importante para o sucesso da empresa

Autor: Gledson MagalhãesFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Algumas pessoas, quando pensam em negociação, logo ligam o termo a compras e vendas; não deixam de estar certas, mas vai além disso, pois negociamos constantemente tanto internamente com os funcionários como externamente com nossos fornecedores, sindicatos, clientes. 

Dessa forma é interessante saber que existem diversos estilos de negociadores e é muito importante sabermos qual o nosso estilo. Principalmente, o estilo de negociação da outra parte, pois com isso conseguimos saber como explorar melhor suas falhas e exaltar aquilo que o deixa mais feliz. 

Alguns tipos de Negociadores e suas características: 

CATALIZADOR - profissional orientado para idéias 

DE FORMA POSITIVA: 
- Criativo, empreendedor, entusiasta, estimulante e persuasivo. 
- Usa suas habilidades e ideias para obter apoio 
- Valoriza cumprimentos recebidos 

DE FORMA NEGATIVA 
- Percebido como superficial 
- Exclusivo 
- Impulsivo 
- Inconstante 
- Difícil de crer 
- Sob tensão, fala alto e rápido, agita-se e explode 
- Precisa aprender a auto disciplinar-se e a moderar-se 

CONTROLADOR 
- profissional orientado para resultados 

DE FORMA POSITIVA 
- É percebido como decidido, eficiente, rápido, objetivo, assume riscos 
- Confia na eficiência 
- Valoriza os resultados e cumprimento de metas 

DE FORMA NEGATIVA 
- É visto como exigente, crítico, impaciente, insensível, mandão 
- Sob tensão, ameaça, impõe-se e torna-se tirânico 
- Precisa aprender humildade e ouvir os outros 

APOIADOR - orientado para o relacionamento 

DE FORMA POSITIVA 
- É percebido como amável, compreensivo, joga para o time, é bom ouvinte, é prestativo 
- Para obter apoio, faz amizades, trabalha para o grupo, busca harmonia 
- Valoriza atenção que recebe, quer ser aceito pelas pessoas 

DE FORMA NEGATIVA 
- É percebido como “aquele que perde tempo”, fingido, evita conflito, é ineficiente 
- Sob tensão, finge concordar, sabota, não se manifesta 
- Precisa aprender autodeterminação e fixação de metas 

ANALÍTICO - orientado para atender aos procedimentos 

DE FORMA POSITIVA 
- É percebido como sério, organizado, paciente, cuidadoso, controlado 
- Para obter apoio, mantém-se a par do que acontece, conhece o trabalho, especializa-se, valoriza a segurança 

DE FORMA NEGATIVA 
- É percebido como indeciso, meticuloso, teimoso, perfeccionista, procrastinador 
- Sob tensão, cala-se, retira-se ou evita o conflito 
- Precisa aprender a tomar decisões mais rápidas e arriscar-se 

Eis algumas informações sobre os estilos: 

- O estilo é imutável, acompanha-nos toda a vida. É possível esconder nosso verdadeiro estilo, mas nunca indefinidamente. 
- Todos nós temos características dos quatro estilos, embora com predominância maior de um deles. 
- Ao negociar, é fundamental enfatizar as forças do nosso estilo e administrar as fraquezas. 
- Conhecer o estilo do outro negociador é fundamental, pois estaremos mais preparados para identificar suas forças e fraquezas. 

* Gledson Magalhães - Administrador de Empresas pela Oswaldo Cruz, Pós-Graduado em Finanças e Controladoria pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação, Docente em Graduação da UNINOVE-SP (Empreendedorismo, Administração Estratégica, Jogos de Empresas), SENAC (Gestão Empresarial) e SEBRAE-SP, credenciado como Instrutor nos módulos de Recursos Humanos e Depto. Pessoal. Palestrante e Instrutor nas áreas de Empreendedorismo, Negócios, Liderança e Motivação, Co-autor do Livro "SER+LÍDER - O Caminho da Liderança na Visão de Grandes Especialistas. Atua também como Gestor e Consultor em empresas na área Administrativa (RH, Compras, Vendas e Atendimento ao Cliente) e Financeira (Tesouraria, Contas a Pagar/Receber, Cobrança). Palestrante focado nas áreas de Liderança, Motivação, Empreendedorismo e Gestão de Negócios;