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Gestão de pessoas: 6 mudanças trazidas pela pandemia que deveriam continuar em prática

No home office forçado, funcionários tiveram que ser mais ágeis e empáticos. Veja como manter características como essas no futuro

A pandemia do novo coronavírus fez com que as formas de trabalho que conhecíamos fossem adaptadas com urgência e sem planejamento. Mas algumas dessas mudanças podem ter mais valor do que imaginamos.

É o que acredita Keith Ferrazzi, consultor e fundador da Ferrazzi Greenlight. Em um artigo publicado no portal Inc., ele afirmou que, quando a crise passar, a tentação será ignorar todas as transformações e voltar para o comportamento de antes. Mas, para ele, existem mudanças que podem ser úteis no futuro.

Ferrazzi listou seis exemplos que considera valiosos para os líderes de negócios. Veja abaixo:

Agilidade
A grande migração para o virtual forçou os trabalhadores a serem mais ágeis em suas decisões. O planejamento anual com reuniões longas já foi substituído pelos sprints, em que as equipes se concentram em um ou dois projetos por vez, fazendo reuniões diárias (chamadas de scrums) para saber quais são os resultados. “Todos respondem a três perguntas: O que eu fiz? Quais são os desafios para os quais preciso de ajuda? O que vou fazer a seguir?”, explica Ferrazzi. Sua proposta é que, quando o trabalho voltar a ser presencial, os sprints sejam semanais ou mensais.

Trabalho em conjunto
Ferrazzi conta que, nas equipes com as quais trabalhou ao longo dos anos, descobriu que o trabalho remoto pode gerar uma colaboração ainda maior. Usando as salas de apoio do Zoom, os líderes podem promover mais discussões. “Não pense em você como o centro de sua equipe. Seu trabalho é fazer as perguntas inteligentes e dividir a equipe em grupos menores para que a voz de todos possa ser ouvida e seus insights possam ser transformados em inovações revolucionárias” afirma.

Para a volta ao escritório, ele sugere que 50% do tempo dos líderes seja usado para a solução colaborativa de problemas. Para tornar o diálogo mais produtivo e confortável, ele recomenda dividir as equipes em salas menores durante a videoconferência.

Empatia
Ver como as outras pessoas estão trabalhando de casa e observar sua vida em família (como uma criança entrando no meio da reunião) mostra como todo mundo enfrenta suas próprias dificuldades. Isso demonstra um pouco mais de vulnerabilidade — gerando também empatia. No futuro, o consultor recomenda manter o costume de iniciar conversas de modo que as pessoas se sintam relaxadas e empáticas umas com as outras, indo além daquela conversa superficial comum nos corredores ou na hora de pegar um café.

Responsabilidade
É difícil para os líderes garantir que os funcionários remotos estão produtivos e focados no trabalho — e não tirando uma pausa para praticar yoga no meio da tarde. Para Ferrazzi, ser um grande líder significa estabelecer resultados claros. Então, se os funcionários estão atingindo os objetivos, qual é o problema de fazer uma pausa para o yoga?

Além disso, segundo o conselheiro de negócios, também é possível engajar a equipe dando mais responsabilidade entre os colegas, já que ninguém quer decepcionar os companheiros de equipe. Sua sugestão para o retorno é que, depois que os funcionários compartilharem seus planos ou relatórios em uma reunião, eles sejam divididos em pequenos grupos para comentar o trabalho um dos outros. “Se você abrir espaço para que as pessoas prestem serviço umas às outras, você terá mais ideias arriscadas e malucas que levam à inovação”, afirma.

Generosidade
Muitas pessoas estão oferecendo ajuda durante a pandemia — e é fundamental que os líderes cuidem dos funcionários e os ajudem em seus projetos para aumentar o engajamento. Ferrazzi sugere que os líderes incorporem a generosidade como uma norma de comportamento, perguntando sempre o que eles ou outras pessoas podem fazer para ajudar.

Sinceridade
Os empreendedores têm uma opinião forte e muitas vezes rejeitam a franqueza de sua equipe — o que é um erro. Quebrar o silêncio de maneira sincera, segundo Ferrazzi, é o melhor jeito de descobrir o que está dando errado no negócio. Faça uma pausa na reunião quando achar que está tudo certo e pergunte à equipe se tem algo que não está sendo dito. Desta forma, soluções serão dadas mais rapidamente.