Notícia
Ensine para Aprender: Por que você deve sempre ensinar o que aprende
É uma ironia peculiar na vida que a maneira mais rápida e melhor de aprender algo é entregá-lo aos outros assim que você o aprender – e não monopolizá-lo.
Não sei o que penso até escrevê-lo.
Joan Didion
É uma ironia peculiar na vida que a maneira mais rápida e melhor de aprender algo é entregá-lo aos outros assim que você o aprender – e não monopolizá-lo.
O conhecimento quer ser livre. Descansar na mente de outras pessoas. Para conectar-se a outros conhecimentos. É um organismo social inato.
Portanto, ensinar é oxigênio do conhecimento.
Ao ensinar o que você aprende assim que o aprende, coisas mágicas acontecem antes, durante e depois:
Você não apenas aprende mais rápido quando ensina aos outros, como:
- Ajuda os outros a ter sucesso.
- Cria relacionamentos mais profundos com os outros.
- Constrói uma reputação como alguém inteligente e doador.
- Torna-se um professor melhor.
- É pago (se você é um professor, treinador, consultor ou escritor ).
COMO ENSINAR AJUDA VOCÊ A APRENDER MAIS RAPIDAMENTE
“Enquanto ensinamos, aprendemos.”
Sêneca
Aprender NÃO é apenas receber informações. Na minha experiência, treinando centenas de pessoas para aprender a aprender, quase ninguém tem um sistema para processar informações. É quase como se as pessoas esperassem que o aprendizado acontecesse automaticamente depois de lerem um livro, ouvirem um podcast, assistirem a uma palestra ou terem uma experiência de vida. Observar o texto e esperar aprender não está longe de olhar para os alimentos e esperar obter seus nutrientes. Precisamos digerir nossas experiências de vida, assim como digerimos nossa comida.
Sem alguma forma de processamento ativo, como o ensino, quase tudo que lemos se perde em poucas semanas.
Na minha experiência, ensinar aos outros o que você aprende também é mais divertido e fácil de seguir
Então, qual é a maneira mais simples de começar?
COMEÇAR UM DIÁRIO DE APRENDIZAGEM MUDARÁ SUA VIDA
“Ninguém aprende tanto sobre um assunto quanto quem é forçado a ensiná-lo.”
Peter Drucker
Em um estudo de Harvard , “os funcionários que passaram os últimos 15 minutos de cada dia do período de treinamento escrevendo e refletindo sobre o que aprenderam tiveram um desempenho 23% melhor no teste final de treinamento do que outros funcionários”. Imagine passar 8 horas em um treinamento e depois passar 15 minutos refletindo sobre o que aprendeu. Surpreendentemente, esses 15 minutos representam apenas 1/33 do tempo total, mas geram 20% do ganho de aprendizado.
Agora, imagine o que aconteceria se você passasse 15 minutos por dia todos os dias refletindo sobre as lições que aprendeu e compartilhando-as com outras pessoas?
Eu posso te dizer a resposta …
Aprender 20% a mais por dia e ter isso composto ao longo dos anos muda a vida.
Por causa do efeito explicação, comecei a passar uma hora por dia refletindo sobre meu aprendizado na faculdade e nunca parei. Pessoalmente, atribuo esse hábito à paz de espírito, aprendizado mais rápido e a ajudar-me a iniciar minha carreira como escritora e professora.