• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Atuamos no mercado de prestação de serviços contábeis atendendo empresas comerciais e prestação de serviços, industrias, condomínio e entidades sem fins lucrativos.Fornecemos um trabalho diferenciado, através da contabilidade gerencial, do planejamento tributário, de uma assessoria segura, traduzindo os dados apurados numa linguagem acessível e transparente para o cliente.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Cobrança eletrônica reduz em 10% impressão de boletos, dizem bancos

Segundo a Febraban, de janeiro a setembro, foram emitidos 2,4 bilhões de boletos bancários impressos.

Fonte: Olhar Direto
Folha Online

A chegada do DDA (Débito Direto Autorizado) ao mercado, a partir do próximo dia 19, vai reduzir, em 10% em média, a cada ano, a impressão de boletos bancários. A projeção é da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que tem como meta reduzir pela metade a emissão de boletos impressos nos próximos anos.

Segundo a Febraban, de janeiro a setembro, foram emitidos 2,4 bilhões de boletos bancários impressos.

Integrante da comissão responsável pela implementação do novo sistema, Marcelo Pereira avaliou nesta quarta-feira que o cadastramento de clientes interessados em aderir ao novo sistema, iniciado em junho, está acima das expectativas da Febraban. Ele, no entanto, não revelou o número de pessoas que solicitaram ter acesso ao novo sistema.

O DDA vai permitir que clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer banco, tenham acesso a boletos bancários de forma eletrônica, via terminais bancários, internet ou telefone celular.

Num primeiro momento, o sistema será aplicado para o pagamento de mensalidades escolares, planos de saúde, condomínios, além de financiamentos de casa e de veículos.

As faturas de cartões de crédito, inicialmente, não terão o detalhamento das compras. Isso só deverá ocorrer em até seis meses após o início do DDA. Futuramente, assegura Pereira, os clientes usuários do novo sistema terão acesso a contas de água, luz, gás e telefone.

"A adesão ao DDA será opcional, ficará a critério do cliente. Basta que ele procure o banco e solicite o serviço", afirmou o representante da Febraban.

O crescente acesso dos clientes a serviços bancários via internet, ou nos caixas eletrônicos, justifica a expectativa positiva em relação ao DDA, lembra Pereira. Dados da Febraban indicam que desde 2000, o uso da internet para a operação de serviços bancários cresceu 292%. Já o acesso a caixas eletrônicos para operações semelhantes teve incremento de 57% em igual espaço de tempo.

A conta via DDA será enviada apenas ao banco em que o cliente se cadastrou, apesar de ele ficar inserido em um sistema global. Ele também poderá optar por receber em diferentes bancos.

"O boleto eletrônico não significará que as contas serão debitadas automaticamente. Se ele quiser isso, terá que fazer a solicitação de débito automático normalmente, como é feito hoje", observou Pereira.