Notícia
Crescem pedidos de recuperação judicial em setembro, diz pesquisa
Os pedidos de recuperação judicial em setembro registraram alta de 26% na comparação com o mesmo mês do ano passado, chegando a 34 solicitações.
Karin Sato
Os pedidos de recuperação judicial em setembro registraram alta de 26% na comparação com o mesmo mês do ano passado, chegando a 34 solicitações. Em relação ao mês anterior, por sua vez, houve alta de 13%, revela pesquisa da Equifax divulgada nesta segunda-feira (26).
O número de recuperações judiciais deferidas também aumentou. Em setembro deste ano, foram 42 pedidos deferidos, o que denota alta de 83% ante mesmo período do ano passado. Na comparação com agosto, por sua vez, foi apurada alta de 20%.
Apesar do crescimento de pedidos e deferimentos registrado em setembro, a linha de tendência sofreu uma inflexão nos últimos meses. O motivo é a queda no volume de pedidos e deferimentos de recuperação judicial ocorrido em agosto e setembro em relação à média registrada nos demais meses de 2009, período referente ao auge da crise financeira internacional.
Falências
No que se refere às solicitações de falências, no nono mês deste ano, foram registrados 132 pedidos.
Quanto ao número de falências decretadas, em outubro estas somaram 83. Os dados indicam certa estabilidade no volume de requisição e decretação de falências, apesar dos efeitos nocivos gerados pela crise no mercado financeiro. A expectativa da Equifax, para os próximos meses, é de que não ocorreram alterações significativas.